CCA PARQUE DAS FLORES

O CCA Parque das Flores foi fundado em 22 de outubro de1998 pela Prefeitura Municipal de São Paulo.
Até Julho de 2018, sua mantenedora era o Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar, porém a partir de 06 de Julho, a Ação Social São Mateus foi convidada a ser a nova mantenedora da unidade, em parceria com a P.M.S.P. Atualmente atende 148 crianças de 0 a 3 anos, sendo 62 de Berçário.
O CCA Parque das Flores é um espaço que teve sua origem através do orçamento participativo realizado pela Subprefeitura de São Mateus em 1988. A comunidade organizada e participante buscou junto ao poder público concretizar suas aspirações e necessidades optando então, pela construção de um CCA no local.
Constitui-se espaço coletivo e privilegiado de vivência da infância que contribui para a construção da identidade social e cultural das crianças fortalecendo o caráter integrador do cuidar e do educar.
Está inserido em uma comunidade basicamente residencial que possui: Unidades Escolares municipais que atendem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental possui saneamento básico, Unidade Básica de Saúde, iluminação pública, transporte coletivo, comércio local, parque e praças públicas.
Este CCA está comprometido em garantir um ambiente aconchegante, seguro e desafiador nos quais os bebês e as crianças se desenvolvam integralmente. Estamos todos empenhados em realizar um trabalho diferenciado e de qualidade, pois acreditamos que através da educação que se forma consciência, criticidade e participação.

Os ambientes no CCA expressam as concepções de currículo de bebês, criança, ou melhor, de infância que permeiam as práticas pedagógicas. Espaço criado para cuidar e educar incentivando seu processo de desenvolvimento com diversas possibilidades de interações, experiências de acordo com o planejamento.
O CCA funciona em prédio Municipal.
Ambientes internos: 01 sala de convivência para os bebês de 0 a1 ano, 02 salas de convivências para os bebês de 1 a 2 anos, composta por fraldário, lactário, refeitório.
04 salas de convivências para as crianças de 2 a 3 anos, composta de banheiros, refeitório.
Ambientes de apoio ao trabalho pedagógico: secretaria junto com o espaço de coordenação pedagógica, sala de direção, sala de adulto, sala de enfermagem.
Ambientes de serviços: cozinha, lactário, despensa, almoxarifado, depósito de lixo, banheiro de adulto, lavanderia.
Ambientes externos: solário e área ar livre com playground.

galeria

projetos

O Projeto literário foi pensado pelos orientadores socioeducativos do CCA Parque das Flores, com o intuito de tornar mais palpável o universo das letras, bem como os diversos mundos que habitam nos livros.

 

FOTO INSPIRADA NO LIVRO “O NE LOVE”

TRABALHADO DURANTE O PROJETO LITERÁRIO. O LIVRO É BASEADO NA FAMOSA CANÇÃO DE BOB

 

OBJETIVOS

Ampliar hábitos e repertórios de leitura;

Desenvolver o apreço pelos livros;

Refinar a sensibilidade;

Ressignificar as experiências imaginativas das crianças e dos adolescentes;

 

O indivíduo que lê é dotado de ferramentas muito mais eficazes para a compreensão do mundo (externo e interno) do que aquele que não o faz.

 

Ler humaniza!

O projeto foi idealizado e desenvolvido por toda a equipe do CCA Parque das Flores: Gerente, Assistente Social, Orientadores socioeducativos e equipe de apoio.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Cantinho da Leitura;

Contação de histórias;

Teatro;

Café com poesia;

Oficina de abayomi;

Confecção de almofadas literárias;

Sarau;

 

AVALIAÇÃO

A sensibilidade das crianças foi o ponto de maior impacto, o divisor de águas durante todo o projeto. A relação das crianças com os livros se modificou. As crianças e adolescentes se dirigem até o “Cantinho daleitura”, folheiam os livros, levam livros para lerem em casa, compartilham livros já lidos com os demais de forma espontânea.

 

Informação de contato DO NÚCLEO

ENTRE EM CONTATO COM ESTE NÚCLEO