CEI jardim da conquista

CEI jardim da conquista

Em dezembro de 2002, a organização assumiu um novo equipamento, localizado na mesma região de São Mateus, porém no Distrito do Iguatemi, no Jardim da Conquista. Em 2003 sob jurisdição da Secretaria Municipal de Educação, passou a denominar-se Centro de Educação Infantil. O CEI Jardim da Conquista atende atualmente 191 crianças na faixa etária de 0 á 3 anos, sendo 65 bebês.

galeria

Screenshot_1

Screenshot_2

Screenshot_3

Screenshot_4

Screenshot_5

Screenshot_6

Screenshot_7

Screenshot_8

Screenshot_9

Screenshot_10

Screenshot_11

Screenshot_12

Screenshot_13

Screenshot_14

Screenshot_15

Screenshot_16

Screenshot_17

Screenshot_18


Anterior
Próximo

projetos

Demonstrado por diversos teóricos, brincar é uma das atividades de fundamental importância no desenvolvimento da identidade e autonomia. É por meio do brincar que a criança alimenta seu sistema emocional, psíquico e cognitivo. Ela elabora e reelabora toda a sua existência por meio da linguagem do brincar, do lúdico e das interações com seus pares. Neste inicio de vida, a criança tem uma necessidade natural de conhecer, descobrir e construir hipóteses, arriscando respostas e explicações para os fenômenos apresentados no cotidiano. Assim, o contato com este projeto irá proporcionar momentos de criação, interação, conhecimento e muita diversão.

OBJETIVOS
Adquirir consciência do próprio corpo;
Reconhecer e nomear parte do seu corpo e dos outros;
Desenvolver a percepção auditiva;
Estimular a concentração, atenção, observação, agilidade e velocidade;
Explorar a audição, senso rítmico e o gesto;
Desenvolver lateralidade, destreza corporal, noções de espaço, distância, quantidade e direção;
Familiarizar-se com diversos tipos de música e danças;
Trabalhar o equilíbrio e a justa posição de formas;
Proporcionar diversas dificuldades para que possam aumentar e descobrir sua resistência física, de modo que não se machuquem;
Desenvolver a linguagem, atenção, a criatividade e coordenação.

RECURSOS/MATERIAIS

Brincadeiras de roda;

Cabra-cega, morto-vivo; 

Estátua, dança da cadeira, circuito;

Jogos de encaixe;

Movimento e pressão, lançamento e chutes;

Abrir e fechar, bambolês, bolas, motocas; 

Dança em frente ao espelho;

Bandinha com instrumentos de sucatas.

Histórias narradas e teatros com fantoches;

Músicas cantadas que envolvam os nomes das crianças, gestos, animais e sons:

DVD e CDs de músicas de vários ritmos;

Manuseio de livros, revistas, rasgadura de papéis de diversas texturas;

Modelagem com massinha e atividades com desenho e pintura livre com tintas, giz de cera, giz e outros. 

CAMPO DE EXPERIENCIA

Corpo, gestos e movimentos.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

 

PÚBLICO ALVO

Educação Infantil:

Adequar movimentos à mudanças rítmicas. Discriminar estímulos sonoros.

 

 

BRINCAR COM SOMBRA

“Além de ser bem divertido, as crianças podem conhecer um pouco mais sobre o próprio contorno do corpo e ainda despertar a curiosidade sobre as diferenças entre o corpo de verdade e a sombra”.

 

BRINCAR NA ÁREA EXTERNA DO CEI. 

Tendo em vista o bom desenvolvimento e compreensão das habilidades das crianças, deverão ser oferecidas oportunidades que a construção e identidade através de atividades que envolverão todo o processo psicomotor, essencial ao desenvolvimento integral das mesmas.

Atividade de Circuito Motor as crianças exploram um espaço preparado com materiais diversificados, como pneus, colchonetes, tábuas de madeira, túneis, entre outros. O objetivo é sugerir movimentos corporais como subir, descer, rolar, rastejar, saltar, etc.

 

CIRCUITO 

Atividade de Circuito Motor as crianças exploram um espaço preparado com materiais diversificados, como pneus, colchonetes, tábuas de madeira, túneis, entre outros. O objetivo é sugerir movimentos corporais como subir, descer, rolar, rastejar, saltar, etc.

 

A importância de brincar

 

Brincar na natureza é importante para o desenvolvimento infantil, uma vez que:

 

 Proporciona experiências positivas;

 Desenvolve a força motora, o equilíbrio e a coordenação;

 Previne o estresse tóxico;

 Promove a integração;

 Aperfeiçoa a visão;

 Diminui sintomas de depressão, ansiedade e déficit de atenção associado à hiperatividade;

 Desenvolve o sistema cognitivo;

 Garantir absorção de vitamina D.

 

MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS 

Objetivo principal dessa atividade é estimular as crianças a desenvolver a sua coordenação motora, a agilidade, atenção e a concentração

 

Atividade com espelho

Ao brincar no espelho, a criança começará aos poucos a reconhecer seu reflexo, construir uma autoimagem e relacionar o vocabulário que nomeia cada parte do corpo com o respectivo lugar a que ele se refere. A troca de olhares que acontece nesse momento também é uma forma de fortalecer o vínculo afetivo com a criança.

 

Informação de contato DO NÚCLEO

  • Tv. Sinhá Moça, 879 – Jardim da Conquista, SP
  • ceiconquista@hotmail.com
  • Tel: +55 (11) 2731-2759

ENTRE EM CONTATO COM ESTE NÚCLEO