CEI jardim angela

O CEI Jardim Ângela tem um histórico bem conhecido da comunidade do bairro, em 2007 iniciou- se as obras para construção da Unidade Educacional e assim atender parte da grande demanda local. É sabido que houve grandes mobilizações, inclusive com a presença da mídia televisiva e jornalística, já que a obra sofreu depredação, invasão e paralisação. Depois de quase três anos de lutas, idas e vindas, com a previsão da conclusão da obra, foi oferecido à Ação Social São Mateus a administração de mais esta unidade, já que a organização já administrava na época, outras quatro unidades de CEI’s na região de São Mateus. Prontamente a instituição abraçou mais esse desafio e em janeiro de 2011 assinou o convênio desta tão sonhada Unidade Educacional. Desde então começamos a mobilização para inauguração deste CEI, com muito trabalho que envolveu comprometimento, planejamentos e ações para que no dia 9 de Maio deste mesmo ano pudéssemos iniciar o atendimento dos principais beneficiados com tudo isso, as crianças e famílias da comunidade entorno.

galeria

FB_IMG_1653585115521

FB_IMG_1653585137086

FB_IMG_1653585291492

fotos para o site 2022

IMG_20211105_075529772_HDR

IMG-20220526-WA0044

IMG-20220526-WA0057

IMG-20220526-WA0060

1º Confecção de bolsa circulante

2º Bolsa circulante

3º Bolsa circulante

4º Bolsa circulante

CYMERA_20220328_191443

IMG_20220323_093632763

IMG_20220406_154144_627

IMG_20220427_163415524

IMG-20220406-WA0090

IMG-20220509-WA0057


Anterior
Próximo

projetos

Projeto: Plantando e aprendendo

Público alvo: Destinado às crianças de 0 a 3 anos.

Duração: O projeto se caracteriza por uma atividade continuado portanto, não tem tempo de duração que possa ser estabelecido, afinal uma vez montado a horta é possível imaginar que cada ano novas turmas darão continuidade no projeto.

Introdução: O projeto horta do CEI proporcionará momento de rica experiência para que as crianças tenham contato mais próximo com a natureza desde a infância, além de ser benefício a saúde contribui para conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente.

Justificativa: A necessidade de estimular na criança a formação de consumo de verduras, hortaliças tendo em vista que a cultura de uma boa alimentação, oferecendo espaço para o cultivo dentro do CEI, aproxima as crianças da natureza.

Objetivo geral: Simbolizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente, vivenciando onde a natureza é compreendida como dinâmica, sendo um ser humano parte integrante e agente das transformações do mundo em que vive.  

Objetivos específicos: Fazer visita na horta para que haja contato das crianças com a terra.

Incentivar as famílias a continuarem a atividade em casa com as crianças.

Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação.

Dar oportunidade as crianças de aprender a cultivar plantas como alimentos.

Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo.

Participação das crianças nas colheitas das verduras e hortaliças. Esse nosso projeto e para todos os bebes e crianças. O contato com a natureza e uma experiência muito válida.

“ Desde cedo, a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita: ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores. Na educação infantil, a imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças conhecem e das curiosidades que deixam transparecer. As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto apela leitura, do estimulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo” BNCC, _p.42 Nosso objetivo é desenvolver na criança o hábito pela leitura, provocando prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, ampliar as experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer relação entre a fantasia e realidade. As histórias enriquecem a capacidade de dar sequência lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, atenção, ampliação do vocabulário, estímulo e interesse pela leitura. Possibilitar a integração das famílias com o projeto de leitura, Biblioteca circulante . Garantir um momento diário para o encontro com a leitura, representar histórias através de encenação, recontar algumas histórias com o sem o apoio do livro. Abordar diferentes experiências de linguagens nos temas sugerido. Explorar a linguagem verbal oral través de narrativas e roda de conversas  Estratégias: Para estimular a leitura faça-se necessário a contação e o contato com os livros de vários gêneros textuais e sempre abordando e intercalando livros com enredos no qual as crianças já conhecem e inéditos para a leitura sempre. Faremos a experiência dá biblioteca circulante as crianças na sexta-feira irão levar um livro para casa e ler junto com a família assim estimulando a integração da Família com a leitura. Atividades Histórias narradas em diferentes ambientes, podendo assim explorar todos os ambientes da unidade como parte externa e interna proporcionando um cenário enriquecedor. Teatro de fantoches e dedoches, manuseio de livros pelas crianças, revistas e encartes. Histórias com músicas. Materiais utilizados: Livros, revistas, fantoches, dedoches, fantasias, tecidos, cartolinas, crafti, tintas e lápis de cor, massinhas de modelar, almofadas e tapetes. Avaliação:  Será contínua durante todo o processo do desenvolvimento do projeto possibilitando a professora acompanhar a criança no aprendizado e em suas dificuldades, será utilizado como produto final relatórios, exposição e portfólios 

Informação de contato DO NÚCLEO

ENTRE EM CONTATO COM ESTE NÚCLEO