CEI Primavera

CEI PRIMAVERA

O CEI Jardim Primavera foi fundado em 22 de outubro de1998 pela Prefeitura
Municipal de São Paulo.
Até Julho de 2018, sua mantenedora era o Centro de Assistência e Promoção
Social Nosso Lar, porém a partir de 06 de Julho, a Ação Social São Mateus foi
convidada a ser a nova mantenedora da unidade, em parceria com a P.M.S.P.
Atualmente atende 148 crianças de 0 a 3 anos, sendo 62 de Berçário.
O CEI Jardim Primavera é um espaço que teve sua origem através do
orçamento participativo realizado pela Subprefeitura de São Mateus em 1988.
A comunidade organizada e participante buscou junto ao poder público
concretizar suas aspirações e necessidades optando então, pela construção de
um CEI no local.
Constitui-se espaço coletivo e privilegiado de vivência da infância que contribui
para a construção da identidade social e cultural das crianças fortalecendo o
caráter integrador do cuidar e do educar.

Está inserido em uma comunidade basicamente residencial que possui: Unidades Escolares municipais que atendem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental possui saneamento básico, Unidade Básica de Saúde, iluminação pública, transporte coletivo, comércio local, parque e praças públicas. O CEI está comprometido em garantir um ambiente aconchegante, seguro e desafiador nos quais os bebês e as crianças se desenvolvam integralmente. Estamos todos empenhados em realizar um trabalho diferenciado e de qualidade, pois acreditamos que através da educação na qual realizamos de forma consciência, criticidade e participativa, nesta concepção de democracia, igualdade e equidade têm um verdadeiro sentido transformador de uma prática em que vamos tecendo os fios da infância. Os ambientes no CEI expressam as concepções de currículo de bebês,
criança, ou melhor, de infância que permeiam as práticas pedagógicas. Espaço criado para cuidar e educar incentivando seu processo de desenvolvimento
com diversas possibilidades de interações, experiências de acordo com o planejamento.
Em que funciona em prédio Municipal.
Ambientes internos: 01 sala de convivência para os bebês de 0 a1 ano, 02 salas de convivências para os bebês de 1 a 2 anos, composta por fraldário,
lactário, refeitório. 04 salas de convivências para as crianças de 2 a 3 anos, composta de banheiros, refeitório. Ambientes de apoio ao trabalho pedagógico: secretaria junto com o espaço de coordenação pedagógica, sala de direção, sala de adulto, sala de enfermagem. Ambientes de serviços: cozinha, lactário, despensa, almoxarifado, depósito de lixo, banheiro de adulto, lavanderia. Ambientes externos: solário e área ar livre com playground.

galeria

WhatsApp Image 2022-05-30 at 15.06.52
WhatsApp Image 2022-06-01 at 13.27.56
WhatsApp Image 2022-06-01 at 13.34.11
WhatsApp Image 2022-06-01 at 16.22.20
WhatsApp Image 2022-06-01 at 16.40.17
WhatsApp Image 2022-06-08 at 10.15.36
WhatsApp Image 2022-06-15 at 11.09.46
WhatsApp Image 2022-06-15 at 11.12.28
WhatsApp Image 2022-06-15 at 11.12.31

Anterior
Próximo

projetos

 O Projeto surgiu através das necessidades que identificamos e a importância de proporcionar esse momento de aleitamento entre mamãe e bebê. 

O CEI tem desenvolvido ações de incentivo ao aleitamento materno um compromisso desde 2019, com apoio CEI AMIGO DO PEITO.

Um momento afetivo a continuidade do aleitamento materno como foi ou está sendo a amamentação dos nossos bebês. Sabemos que o inicio da amamentação nem sempre é fácil e que algumas mães até são impedidas de amamentar devido a alguns problemas, dando a mamadeira desde os primeiros dias do bebê. No qual o aleitamento materno é essencial, é um alimento completo até os seis meses de vida e complementado com outros alimentos até os dois anos, é à base da nutrição infantil saudável. 

O ato de amamentar também fortalece o vinculo entre a mãe e o bebê, a mulher que amamenta diminui os riscos de desenvolver doenças, como câncer de mama e de ovário entre outras, além disso, protege o bebê de doenças. É um ato prazeroso e aumenta a autoestima, assim incentivamos a continuidade da amamentação.

Desta forma, o CEI têm um papel fundamental nas ações de proteção, e apoio ao aleitamento materno que estão alinhadas com a melhoria das práticas educativas e com o atendimento ao principio dos direitos fundamentais das crianças.

Objetivos:

Garantir o direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental, e social. Acolher as famílias incentivando a relatarem como está o processo do aleitamento materno. Conversar com as famílias sobre a importância da amamentação e descobrir como foi esse processo para as mães, incentivando a continuidade do aleitamento materno.

Propostas:

No ato da matriculas realizar o acolhimento conversando a continuar amamentação. Cantinho de amamentação no espaço do solário. Divulgamos materiais orientativos às famílias. Reunião com os funcionários e famílias.  Relatos familiares falando sobre a amamentação e sua importância; Interação através de relato e foto desse momento caso se sinta a vontade; Exposição de fotos das mães amamentando no cantinho.

Referências: 

Trilha da Aprendizagem 2020 

Informativo técnico SME/CODAE Nº 09/2018- julho/2018 -Secretaria Municipal de Educação Coordenadoria de alimentação Escolar

Orientação para oferta do leite materno- Secretaria Municipal de Educação Coordenadoria de alimentação Escolar

Registro Reflexivo ano passado realizado durante a pandemia:

Começamos o dia cumprimentando as famílias e postamos a proposta sobre amamentação que é de extrema importância para a saúde dos bebês, é no leite materno que se encontra os nutrientes que os bebês necessitam até os seis meses de vida.

O berçário I Bruna postou foto de Lorena e disse que tem um ano e mama no peito da mãe. Comentamos que estava tão tranquila no colo da mãe e que a amamentação fortalece o vínculo entre mãe e bebê.

Joseane postou foto amamentando Henrique e disse ter facilidade em amamentar desde a primeira filha e que mama direto. Comentamos que a foto nos transmitiu amor e cuidado.

Camila postou foto do Noah e disse que não teve leite e ele teve que pegar mamadeira ficou bem frustrado, pois queria muito dar mamar. Dizemos que realmente deve ser muito frustrante, mas temos certeza de que a mamadeira é dada com todo amor e carinho e isso é fundamental.

Eva contou que a Eloa nasceu com baixo peso 1,605 e ficou na incubadora, porém desde pequena tinha boa sugação. Ia diariamente ficar com a filha, porém devido à pandemia tinha que ir embora mais cedo e sofreu muito. Porém apesar do inicio difícil, a bebê ganhou peso e teve alta. Hoje mama muito bem mesmo comendo outros alimentos. Comentamos que é uma história de superação e que bom que conseguiu continuar com a amamentação que é importante principalmente para bebês prematuros.

Vitória disse que no começo foi bem difícil do Luan pega o peito mais, mas foi estimulando e conseguiu pegar. Comentamos que a amamentação estimula e fortalece a arcada dentária, reduz o risco de alergias e melhora a digestão do bebê.

Regiane contou que Lara teve uma boa sucção desde o início, é bem boazinha, mama bem e adora ficar brincando depois que termina de mamar. Dizemos que só o olhar de amor e satisfação da princesa já diz tudo e a amamentação fortalece o vínculo entre mãe e bebê e isto são fundamentais no desenvolvimento dos pequenos.

Aline comentou que Ítalo mamadeira está na fórmula, pegava o peito bem puxava bem, porém o leite do peito não era o bastante e sentia muita fome aí começou a dar o nestogeno está com 07 meses e já quer comer tudo mesmo sem ter tamanho. Comentamos que o importante que ele está bem e já está comendo comida amassada o que é ótimo para mastigação e ajuda na dentição. Nossa interação é incentivar a mãe o, pois está com 07 meses.

No berçário II A e B, Samanta disse que amava amamentar foi um dos meus grandes prazeres como mãe, porém como nasceu prematura com 34 semanas, sempre tomou leite no copinho durante os 09 dias que ficou na UTI neonatal e aprendeu a tomar mamadeira pra complementar à amamentação, e mamava muito. Hoje ela toma leite com Mucilon, Neston, farinha láctea, aveia, Nescau, café.  Respondemos que o bom é que teve essa experiência de forma positiva e desde então passou a tomar a mamadeira, porém o importante é o afeto ao alimentar o bebê que se desenvolve com muita saúde e energia.

Andréia postou foto da Valentina brincando dentro do armário. Respondemos que estava fazendo novas descobertas e desenvolvendo a imaginação e investigando o que tem dentro do armário.

Carina postou foto do João brincando e comentamos que está a cada dia mais esperto e com certeza deve estar falando várias palavras novas.

Érika postou foto e contou que Enzo ama brincar dentro da caixa. Comentamos que essa brincadeira é divertida e estimula a descoberta e a curiosidade.

“O processo de amamentação do Benjamin foi muito tranquilo. Desde o início conseguimos nos entender bem e a pega dele foi sempre boa. Ele mamou exclusivamente no peito até os 06 meses, quando iniciamos a introdução alimentar e ele mesmo recusou o peito aos 8 meses.

Eu já queria tirar, porque vinha me machucando, mas confesso que o ver tomar mamadeira dava uma dor no coração!

A conexão foi mágica e incrível 

Comentamos que foi um relato bonito e emocionante e cada criança tem seu tempo de amamentação obrigada por compartilhar e assim cresceu o Benjamim forte e saudável.

O dia foi bem produtivo e as famílias participaram bastante e com muitas devolutivas as que nos permite acompanhar o desenvolvimento de nossos bebês e crianças mesmo a distância e perceber como é significativa a interação com as famílias.

Informação de contato DO NÚCLEO

  • R. Chiquinha Gonzaga, 340 – Vila Primavera, SP
  • ceiprimavera@hotmail.com
  • Tel: +55 (11) 2116-3306

ENTRE EM CONTATO COM ESTE NÚCLEO